Tipos de Estruturas Organizacionais

 

    Estrutura Simples

 

A Estrutura Organizacional simples é caracterizada principalmente pelo que ela não é. A falta ou a pequena presença de estrutura, a falta de divisão do trabalho a diferenciação mínima são algumas das suas características. A coordenação da estrutura simples dá-se pela supervisão directa, isto é, básicamente as decisões é tomada pelo executivo, tornando assim as tomadas de decisões mais rápidas. A maioria das organizações passa pela estrutura simples no seu estágio de formação, embora, algumas delas permaneçam simples após esse período. Algumas organizações, em ambientes extremos como de uma crise, também são forçadas á centralização de poder. Apesar da rapidez das tomadas de decisão, a estrutura simples tem alguns problemas como por exemplo, confusão nas questões estratégicas por parte da entidade patronal.

 

Estrutura Funcional

 

A Estrutura Funcional é uma estrutura que está centralizada, organizada e com base nas tarefas a desempenhar pela empresa. Esta estrutura é muito característica nas pequenas e médias empresas produzindo um leque reduzido de bens se serviços. A estrutura Funcional tem como vantagem de ser uma estrutura hierárquica simples, de usaram linhas de comunicações simples e de obterem fluxos de informação curtos bem como Gestores especializados em cada área funcional e nas tomadas de decisões centralizadas.

 

Estrutura Divisional

 

A Estrutura Divisional é uma estrutura que contém múltiplas estruturas funcionais divididas geograficamente ou por produtos. Adequada a médias e grandes empresas com uma extensa gama de produtos ou uma grande variedade de mercados. Cada divisão tem os seus próprios especialistas funcionais, que geralmente estão organizados em departamentos. As divisões, cada uma delas com os seus próprios produtos, serviços ou mercados são relativamente independentes. A estrutura divisional é sobretudo aconselhável a empresas com uma estratégia de diversificação, isto é, empresas com negócios, produtos ou serviços diferenciados. Na estrutura Divisional as divisões são centros de lucro autónomos e separados, os gestores divisionais são os grandes responsáveis pelos meios de planeamento de curto/médio prazo e os gestores de topo são livres para o planeamento de longo prazo.

 

Estrutura por Unidades Estratégicas de Negócios

 

A estrutura por Unidades Estratégicas de Negócios é reservada para grandes empresas, com uma grande variedade de operações, num número restrito de negócios. Esta estrutura é adoptada por empresas ou grupos que têm várias divisões ou empresas complementares em poucas indústrias. Uma unidade estratégica de negócios é um agrupamento de negócios que têm em comum importantes aspectos estratégicos, nomeadamente missão, concorrentes, necessidade comum de competir globalmente, factores críticos de sucesso, etc.

 

Estrutura Holding

 

A Estrutura Holding é também conhecida por Estrutura Conglomerada, esta estrutura é adequada a grandes empresas, com uma variedade de operações, num número elevado de negócios. A Estrutura Holding é aconselhada quando a carteira de negócios da organização não tem significativos em comum, isto é, os órgãos centrais que actuam como uma empresa gestora de investimentos, fixando objectivos para as participadas, empresas participadas fortemente independentes e possuem uma estrutura própria,

 

Estrutura Matricial

 

A estrutura Matricial é conhecida por ter uma dupla definição de divisões (por ex: produto/região), é uma estrutura de grandes empresas multinacionais. Esta possui características marcantes que a diferenciam das demais.

 

Estrutura em Rede

 

A estrutura em Rede, ou Organização em rede, é um tipo de estrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organigrama circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal. Em torno desta organização principal estão diversas entidades que prestam serviços á primeira: por exemplo, determinadas fases de produção, distribuição, sistemas de informação, etc. Este tipo de estrutura permite ás organizações uma grande flexibilidade e capacidade de adaptação, em contexto de rápida mudança de mercados e tecnologias.

 

 

Ismai