Estrutura Organizacional
A estrutura Organizacional constitui um elo de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua actuação no mercado e pode ser dividida em macroestrutura.
A importância da estrutura para a implementação de um plano, reside no facto de através dela que são formalizadas as relações entre as pessoas que constituem a organização, por meio de ligações de dependência e de cooperação. Para melhor compreender estas relações é conveniente abordar alguns conceitos fundamentais, nomeadamente os conceitos de autoridade, responsabilidade e delegação.
A capacidade para traduzir a macroestrutura (organização) em sistemas de trabalho (postos de trabalho e unidades orgânicas/secções, isto é, a micro-organização) eficazes, eficientes e motivantes, é um dos grandes desafios que se colocam às chefias directas. A estrutura vai condicionar o grau de concentração das tomadas de decisões, o grau de controlo directo sobre os processos de trabalho, o grau de formalização e uniformização dos procedimentos. As estruturas Organizacionais, indicam que as pequenas empresas apresentam um organismo burocrático com um único nível hierárquico. Ao crescer, desenvolvem uma estrutura elementar, baseada nas funções de produção, comercialização e administração de pessoal.
A origem do capital nas pequenas empresas está na economia familiar, de empréstimos obtidos por linhas especiais de crédito, ou proveniente de um dos sócios. A companhia torna-se o meio de vida do proprietário e o nível de reinvestimento é muito baixo, pois a preocupação maior é com a sobrevivência, embora ele comece a pensar em termos de lucro, mais do que a simples remuneração pelo seu trabalho. Quando amplia as suas operações, o retorno sobre o investimento é maximizado e o reinvestimento faz parte da rotina de planeamento da organização.
A relação do proprietário com o modo de produção demonstra uma separação entre os processos técnicos e as actividades administrativas. A organização, ao apresentar sinais de ampliação, incrementa, por meios de profissionais, as funções de carácter administrativo.